Quando o pai torna-se necessário

O bom pai é aquele que vai se tornando desnecessário com o passar do tempo.
Meus filhos, o que está escrito acima parece estranho, mas não é.
Agora que vocês estão na era dos vinte anos, começaram a dar vôos-solo, estão chegando a hora de iniciar um processo de reprimir de vez o impulso natural paterno de querer colocar a cria debaixo das asas e proteger de todos os erros, tristezas e perigos.
Quando começo a esmorecer na luta para controlar vocês, penso:
- será que fiz ou estou fazendo o trabalho direito?
Se fiz, e acho que sim, tenho que me tornar desnecessário.
Antes que pensem diferente, devo explicar o que significa isso. Ser desnecessário é não deixar que o amor incondicional de PAI, que sempre existirá, provoque vício ou dependência em vocês como uma droga, a ponto de não conseguirem ser autônomos, confiantes, independentes e prontos para traçar o seu rumo, fazer suas escolhas, superar suas frustrações e cometer os próprios erros também. 
A cada nova fase, uma nova perda e um novo sonho, para os dois lados, eu e vocês, porque o amor é um processo de libertação permanente e esse vínculo não para de se transformar ao longo da vida, até o dia em que vocês se tornarem adultos, constituírem a própria família e assim recomeçar o ciclo. O que vocês precisam é de ter a certeza de que estamos aqui firmes, na concordância ou na divergência, no sucesso ou no fracasso, com o peito aberto para o abraço apertado e o conforto nas horas difíceis. Esse é o maior desafio e principal missão. Ao aprendermos a ser desnecessários nos transformaremos em porto seguro para quando vocês decidirem atracar.
O texto QUANDO O PAI TORNA-SE DESNECESSÁRIO, de autoria do ambientalista Alder Flores, cambonense de raiz, serve de reflexão a todos nós que temos filhos adolescentes e que passam por momentos de turbulência. A nossa preocupação é diária, pricipalmente com o constante crescimento da violência no país e em particular em nossa Alagoas, entretanto, em sua conclusão destaca o autor:
"Ao aprendermos a ser desnecessário nos tranformarmos em porto seguro para quando decidirem atracar"; um belo exemplo e uma permanente prova de amor, que só os pais com certeza sentem.
Alder Flores, natural de Maceió, cambonense da raiz é Consultor e Advogado Ambientalista.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Reabertura do Campo

Sarau do Cambonense